O MODELO RELACIONAL DE BANCO DE DADOS
A grande revolução na história dos bancos de dados ocorreu na virada das décadas de 1960 e 1970, com a publicação do artigo seminal do matemático pesquisador da IBM, Edgar Codd, intitulado A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks, que introduziu o modelo relacional de banco de dados.
O artigo de Codd, uma das obras mais citadas na comunidade da computação em todos os tempos, foi o marco do chamado modelo relacional de banco de dados, cuja estrutura de dados, diferentemente dos grafos dos bancos de dados navegacionais, é uma função matemática denominada relação.
Fonte:Shutterstock / Edgar F. Codd. (Fonte: Wikimedia)EDGAR CODD
Edgar Frank Codd (1923-2003) foi um cientista da computação e matemático americano que inventou o modelo de dados relacionais, que levou à criação do banco de dados relacional, um método padrão de recuperação e armazenamento de dados do computador.
Fonte: Encyclopædia Britannica.
Codd criou uma Álgebra Relacional e um Cálculo Relacional, nos quais baseou toda a teoria matemática das relações em que fundamentou o modelo relacional. Apesar da base teórica do modelo, a estrutura de dados subjacente tem o mérito de ser muito simples, pois uma relação nada mais é do que uma tabela formada por colunas e linhas, em cujas células estão armazenados os dados, conceito compreensível pelo senso comum de qualquer leigo em Matemática ou computação, como podemos ver a seguir.
Atenção! Para visualização completa da tabela utilize a rolagem horizontal


Comentários
Postar um comentário