DEFINIÇÃO DE BANCO DE DADOS
Você certamente já leu sobre o termo banco de dados em algum contexto técnico ou geral na mídia tradicional ou na internet.
Mas o que é um banco de dados?
O termo banco de dados, no sentido técnico, origina-se de database, do inglês, e o livro-texto de edição norte-americana mais adotado no mundo o define de maneira simples e direta: “banco de dados é uma coleção de dados relacionados” (ELMASRI; NAVATHE, 2019), em que dados são fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.
EXEMPLO
Nome, data de nascimento, endereço e telefone são dados relacionados entre si, inerentes a uma pessoa conhecida em certo contexto. Antes de elaboramos mais essa definição, vamos relembrar um pouco da história dos bancos de dados.
O conceito de banco de dados como uma coleção de dados relacionados sempre existiu como componente central dos sistemas de informação. Estes, por sua vez, sempre existiram desde que a humanidade se organizou como sociedade. Segundo afirmam Melo, Silva e Tanaka (1998), o que tem mudado rapidamente ao longo da história é a tecnologia que permite a sua implementação e que se confunde com o próprio conceito de sistemas de informação.
Assim, antes da existência do computador, bancos de dados existiam sob a forma de registros físicos em papel, organizados em pastas dentro de armários, que formavam os arquivos dos sistemas de informação, operados manualmente pelos seus usuários. Será que ainda existem sistemas de informação desse tipo em pleno século XXI?

Comentários
Postar um comentário