Tipo de Entidade-Fraca

Alguns tipos de entidades podem não ter quaisquer atributos-chaves. Isto implica que não se pode distinguir as entidades porque a combinação dos valores de atributos podem ser idênticas. Tais tipos de entidades são chamadas tipos de entidades-fracas. Entidades que pertencem a um tipo de entidade-fraca são identificadas por estarem associadas a entidades específicas de um outro tipo de entidade em combinação com alguns de seus valores de atributos. Este outro tipo de entidade é denominado proprietário da identificação, e o tipo de relacionamento que relaciona um tipo de entidade-fraca com o proprietário da identificação é chamado relacionamento de identificação do tipo de entidade-fraca. Um tipo de entidade fraca sempre tem uma restrição de participação total (dependência existencial) com respeito ao seu relacionamento de identificação, porque não é possível identificar uma entidade-fraca sem a correspondente entidade proprietária.

Por exemplo, considere o tipo de entidade DEPENDENTE, relacionado a EMPREGADO, que é usado para representar os dependentes de cada empregado através do relacionamento 1:N. Os atributos de DEPENDENTE são Nome (apenas o primeiro nome do dependente), DataNasc, Sexo e Relação com o empregado (esposa, marido, filho, sogra, etc.). Dois dependentes de empregados distintos podem ter os mesmos valores para os atributos, mesmo assim eles ainda serão entidades distintas. Os dependentes serão identificados como entidades distintas após a determinação da entidade empregado com a qual cada um está relacionado.

Um tipo de entidade-fraca tem uma chave-parcial, que é um conjunto de atributos que pode univocamente identificar entidades-fracas relacionadas à mesma entidade proprietária. No exemplo, assume-se que nenhum dependente de um mesmo empregado terá o mesmo nome, então o atributo Nome de DEPENDENTE será a chave-parcial. 

Um tipo de entidade-fraca pode, algumas vezes, ser representado como atributo composto e multivalorado. No exemplo, pode-se especificar um atributo composto e multivalorado denominado Dependente para EMPREGADO, onde os atributos componentes são Nome, DataNasc, Sexo e Relação, substituindo-se assim, o tipo de entidade-fraca DEPENDENTE. A escolha de qual representação usar é determinada pelo projetista da base de dados. Um critério usado para se adotar a representação de tipo de entidade-fraca é quando o tipo de entidade-fraca tem muitos atributos ou participa, independentemente, em outros tipos de relacionamentos além do tipo de relacionamento que o identifica. 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 01)

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Exercícios com Planilhas

Criando um Banco de Dados Simples no Google Planilhas

DEFINIÇÃO DE BANCO DE DADOS