ERA DO PROCESSAMENTO DE DADOS

Historicamente, o computador, inventado na década de 1940 ao fim da Segunda Guerra Mundial, era usado primordialmente como uma máquina para cálculos matemáticos complexos, a exemplo da máquina diferencial de Charles Babbage, do século XIX.


CHARLES BABBAGE

Charles Babbage (1791-1871) é um dos mais célebres ícones no mundo da computação. As suas notáveis contribuições para a área fizeram dele o pioneiro dos computadores. A Máquina Diferencial N. 1 foi a primeira calculadora automática a ser inventada e ainda é considerada uma peça única pela precisão que na época apresentava. 

Fonte: Pplware

Logo se percebeu que, graças à arquitetura criada pelo seu inventor, John von Neumann, baseada em uma unidade central de processamento que armazena programas e dados, o computador também serve para o processamento de dados e não apenas para cálculos.


JOHN VON NEUMANN 

John von Neumann (1903-1957) foi um matemático húngaro, naturalizado norteamericano, considerado o pai da Teoria dos Jogos. Seus interesses abrangiam lógica, assuntos militares, computação, economia, entre outros. 

Essa utilidade do computador foi impulsionada com a invenção do disco magnético pela IBM, em 1957, que o denominou de Dispositivo de Armazenamento de Acesso Direto (DASD, do inglês Direct Acess Storage Device).

Fundamentalmente, o que esse dispositivo – atualmente conhecido como disco rígido e pela sigla HD (Hard Disk) – apresentou de novidade, à época, foi a capacidade de leitura de dados externos à unidade central de processamento de forma direta, sem a necessidade de leitura sequencial, como em fitas magnéticas.

Com o advento do armazenamento externo em disco rígido, nasceu a era do processamento de dados por computador.

Você já ouviu falar em Centro de Processamento de Dados (CPD), denominação que ainda persiste em organizações tradicionais?

Nessa era, os programas de aplicação, desenvolvidos em uma linguagem de programação (usualmente COBOL, em aplicações empresariais, ou Fortran, em aplicações científicas), manipulavam dados armazenados em arquivos hospedados em disco magnético, utilizados pelo sistema operacional e formando o que se denomina sistema de arquivos.

A figura a seguir mostra a evolução obtida ao possibilitar que os programas acessassem os dados externamente em arquivos no disco (configurando um avanço em relação aos programas que continham internamente os próprios dados) para execução em lotes (batch, em inglês), na fase inicial do uso do computador.

Esse modelo de processamento de dados com sistema de arquivos foi largamente utilizado no início do emprego do computador em sistemas de informação empresariais, após o advento do disco magnético, persistindo até os dias atuais, nos chamados sistemas legados. Exemplo disso, foi a maior demanda por programadores da linguagem COBOL durante a pandemia de COVID-19 para realizar manutenção em sistemas da Administração Pública do governo dos EUA. 

SAIBA MAIS

Para saber mais sobre o aumento da procura por programadores COBOL durante a pandemia de COVID-19, não deixe de verificar a indicação feita no Explore + ao fim deste tema. 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 01)

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (TURMA 02)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Exercícios com Planilhas

Criando um Banco de Dados Simples no Google Planilhas

DEFINIÇÃO DE BANCO DE DADOS