Banco de Dados Simples no Google Planilhas

 Objetivo:

Criar um banco de dados simples para gerenciar informações de uma biblioteca pessoal. Os alunos aprenderão a estruturar dados, usar fórmulas básicas e filtrar informações.

Passo a Passo:

1. Criar a Estrutura do Banco de Dados

  • Abra o Google Planilhas e crie uma nova planilha.

  • Na primeira linha, crie os seguintes cabeçalhos (colunas):

    1. ID (Identificador único do livro)

    2. Título (Título do livro)

    3. Autor (Nome do autor)

    4. Gênero (Gênero literário, como Ficção, Não Ficção, Romance, etc.)

    5. Ano de Publicação (Ano em que o livro foi publicado)

    6. Status (Disponível ou Emprestado)

2. Inserir Dados

  • Insira pelo menos 10 livros na planilha, preenchendo as colunas com informações fictícias ou reais.

  • Exemplo de dados:

    IDTítuloAutorGêneroAno de PublicaçãoStatus
    1Dom QuixoteMiguel de CervantesFicção1605Disponível
    21984George OrwellFicção1949Emprestado
    3Orgulho e PreconceitoJane AustenRomance1813Disponível
    ..................

3. Formatação Básica

  • Aplique formatação condicional na coluna Status para destacar os livros "Disponíveis" em verde e "Emprestados" em vermelho.

    • Selecione a coluna Status.

    • Vá em Formato > Formatação condicional.

    • Crie uma regra para destacar células que contenham "Disponível" com a cor verde.

    • Crie outra regra para destacar células que contenham "Emprestado" com a cor vermelha.

4. Filtrar Dados

  • Aplique um filtro para visualizar apenas os livros de um determinado gênero (por exemplo, "Ficção").

    • Selecione a primeira linha (cabeçalhos).

    • Clique em Dados > Criar um filtro.

    • Use o ícone de filtro na coluna Gênero para selecionar apenas "Ficção".

5. Usar Fórmulas Simples

  • Adicione uma nova coluna chamada Anos desde a Publicação.

  • Use a fórmula =ANO(HOJE())-D2 na célula da nova coluna (substitua D2 pela célula correspondente ao ano de publicação do primeiro livro).

  • Arraste a fórmula para baixo para calcular os dias desde a publicação para todos os livros.

6. Criar uma Tabela Dinâmica (Opcional)

  • Selecione todos os dados da planilha.

  • Vá em Dados > Tabela dinâmica.

  • Crie uma tabela dinâmica para resumir quantos livros estão disponíveis e quantos estão emprestados por gênero.


Desafio Adicional:

  • Adicione uma nova coluna chamada Avaliação (de 1 a 5 estrelas) e insira avaliações fictícias para cada livro.

  • Use a função MÉDIA para calcular a avaliação média de todos os livros.


Conclusão:

Ao final deste exercício, os alunos terão criado um banco de dados simples, aprendido a usar formatação condicional, filtros e fórmulas básicas no Google Planilhas. Eles também poderão explorar funcionalidades mais avançadas, como tabelas dinâmicas, conforme avançam no aprendizado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de Exercícios com Planilhas

Criando um Banco de Dados Simples no Google Planilhas

DEFINIÇÃO DE BANCO DE DADOS