Banco de Dados Simples no Google Planilhas
Objetivo:
Criar um banco de dados simples para gerenciar informações de uma biblioteca pessoal. Os alunos aprenderão a estruturar dados, usar fórmulas básicas e filtrar informações.
Passo a Passo:
1. Criar a Estrutura do Banco de Dados
Abra o Google Planilhas e crie uma nova planilha.
Na primeira linha, crie os seguintes cabeçalhos (colunas):
ID (Identificador único do livro)
Título (Título do livro)
Autor (Nome do autor)
Gênero (Gênero literário, como Ficção, Não Ficção, Romance, etc.)
Ano de Publicação (Ano em que o livro foi publicado)
Status (Disponível ou Emprestado)
2. Inserir Dados
Insira pelo menos 10 livros na planilha, preenchendo as colunas com informações fictícias ou reais.
Exemplo de dados:
ID Título Autor Gênero Ano de Publicação Status 1 Dom Quixote Miguel de Cervantes Ficção 1605 Disponível 2 1984 George Orwell Ficção 1949 Emprestado 3 Orgulho e Preconceito Jane Austen Romance 1813 Disponível ... ... ... ... ... ...
3. Formatação Básica
Aplique formatação condicional na coluna Status para destacar os livros "Disponíveis" em verde e "Emprestados" em vermelho.
Selecione a coluna Status.
Vá em Formato > Formatação condicional.
Crie uma regra para destacar células que contenham "Disponível" com a cor verde.
Crie outra regra para destacar células que contenham "Emprestado" com a cor vermelha.
4. Filtrar Dados
Aplique um filtro para visualizar apenas os livros de um determinado gênero (por exemplo, "Ficção").
Selecione a primeira linha (cabeçalhos).
Clique em Dados > Criar um filtro.
Use o ícone de filtro na coluna Gênero para selecionar apenas "Ficção".
5. Usar Fórmulas Simples
Adicione uma nova coluna chamada Anos desde a Publicação.
Use a fórmula
=ANO(HOJE())-D2na célula da nova coluna (substituaD2pela célula correspondente ao ano de publicação do primeiro livro).Arraste a fórmula para baixo para calcular os dias desde a publicação para todos os livros.
6. Criar uma Tabela Dinâmica (Opcional)
Selecione todos os dados da planilha.
Vá em Dados > Tabela dinâmica.
Crie uma tabela dinâmica para resumir quantos livros estão disponíveis e quantos estão emprestados por gênero.
Desafio Adicional:
Adicione uma nova coluna chamada Avaliação (de 1 a 5 estrelas) e insira avaliações fictícias para cada livro.
Use a função
MÉDIApara calcular a avaliação média de todos os livros.
Conclusão:
Ao final deste exercício, os alunos terão criado um banco de dados simples, aprendido a usar formatação condicional, filtros e fórmulas básicas no Google Planilhas. Eles também poderão explorar funcionalidades mais avançadas, como tabelas dinâmicas, conforme avançam no aprendizado.
Comentários
Postar um comentário