Definição Geral e Propriedades do Banco de Dados
Definição Geral
Base de Dados: Coleção de dados relacionados;
Dados: Valor de um campo armazenado, matéria-prima para obtenção de informação;
Informação: Dados compilados e processados de acordo com solicitação de consultas e análises
Propriedades:
• Uma base de dados é uma coleção de dados logicamente relacionados, com algum significado. Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados;
• Uma base de dados é projetada, construída e preenchida (instanciada) com dados para um propósito específico. Ela tem um grupo de usuários e algumas aplicações pré-concebidas para atendê-los;
• Uma base de dados representa algum aspecto do mundo real, algumas vezes chamado de “mini-mundo”. Mudanças no mini-mundo provocam mudanças na base de dados.
Uma base de dados tem alguma fonte de dados, algum grau de interação com eventos do mundo real e uma audiência que está ativamente interessada no seu conteúdo.
Um Sistema Gerenciador de Base de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permitem aos usuários criarem e manipularem uma base de dados. Um SGBD é, assim, um sistema de software de propósito geral que facilita o processo de definir, construir e manipular bases de dados de diversas aplicações.
Definir uma base de dados envolve a especificação de tipos de dados a serem armazenados na base de dados.
Construir uma base de dados é o processo de armazenar os dados em algum meio que seja controlado pelo SGBD.
Manipular uma base de dados indica a utilização de funções como a de consulta, para recuperar dados específicos, modificação da base de dados para refletir mudanças no mini-mundo (inserções, atualizações e remoções), e geração de relatórios.
A base de dados e o software de gerenciamento da base de dados compõem o chamado Sistema de Base de Dados. A Figura 2.1 apresenta um esquema genérico de um Sistema de Banco de Dados em sua interação com seus usuários.

Comentários
Postar um comentário